* Fazer uma reunião de pais focada no ensino:"A reunião para falar mal dos
estudantes e compartilhar somente problemas não serve para nada. Os encontros
devem mostrar as intenções educativas da escola e a evolução da aprendizagem e
discutir estratégias conjuntas para melhorá-la", acredita Pedro de
Carvalho da Silva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em
Portugal. Durante a pesquisa
As
Escolas e as Famílias em Portugal - Realidade e Perspectivas, com
famílias consideradas ausentes da Educação dos filhos, o professor verificou
que o principal motivo da não-participação era a pauta das reuniões: "Elas
eram chamadas para ouvir comentários negativos sobre os filhos ou sobre a
maneira de educar em casa". Na EE Leopoldo Miranda, em Belo Horizonte, o
foco dos encontros é sempre a aprendizagem. E isso desde a primeira reunião, em
que os pais dos 1,4 mil alunos ocupam o pátio da escola. No evento, a diretora,
Lilianne Marino, entrega o calendário e as regras da escola e apresenta o
projeto político pedagógico. Ela faz um balanço do ano anterior e informa sobre
as metas, organizadas em uma planilha e classificadas por cores: em verde estão
as que foram atingidas e em vermelho aquelas em que a escola precisa melhorar.
Nas outras reuniões, os pais são convidados para ver produções dos filhos e
recebem um relatório sobre os avanços na aprendizagem
* Visitar as famílias em casa:
Sair da escola para conhecer o bairro, a
residência e os pais dos estudantes pode ser uma experiência e tanto para
gestores e docentes. Com essa prática, eventuais problemas de comportamento ou
dificuldade em sala de aula têm mais chances de ser compreendidos e resolvidos.
Em Taboão da Serra, município da Grande São Paulo, o Programa de Interação
Família e Escola, no qual professores e diretores visitam a casa dos alunos,
transformou a realidade do município e da Educação local, melhorando a
aprendizagem e reduzindo a evasão. Para que uma iniciativa assim dê certo, é
preciso organizar um calendário e verificar quais membros da equipe estão
dispostos a participar, assim como as famílias que aceitam receber os
educadores.
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